Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Oficial de Apoio da Aeronáutica - Fisioterapia

Foram encontradas 13 questões

Q2194747 Fisioterapia
A Força Muscular (FM) pode ser considerada como uma habilidade do tecido contrátil produzir determinada tensão e uma força resultante, considerando determinadas demandas impostas sobre o músculo.
Sobre os possíveis benefícios dos exercícios resistidos, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Contribuem para a melhoria da densidade mineral, aumentando a desmineralização óssea.
( ) Podem gerar alterações na composição corporal, como o aumento da massa magra ou a redução da gordura corporal.
( ) Aumentam a sobrecarga nas articulações durante uma atividade física e favorecem o desempenho físico durante atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas.
( ) Impactam positivamente no desempenho muscular, restaurando, melhorando ou mantendo a força, a potência e a resistência muscular à fadiga.
Alternativas
Q2194748 Fisioterapia
Como todo o Sistema Nervoso Central, a medula é envolvida por membranas fibrosas denominadas meninges. A meninge mais delicada e mais interna adere intimamente ao tecido nervoso da superfície da medula e penetra na fissura mediana anterior. Quando a medula termina no cone medular, ela continua caudalmente, formando um filamento esbranquiçado nomeado de filamento terminal.
Marque a opção que apresenta a meninge citada no texto acima.
Alternativas
Q2194752 Fisioterapia
A Disfunção Temporomandibular (DTM) engloba um conjunto de sinais e sintomas que envolvem músculos mastigatórios, articulação temporomandibular e estruturas associadas como os dentes e nervos. Dentre os principais sinais e sintomas referidos na DTM, estão as limitações dos movimentos articulares, a dor orofacial e presença de estalidos e/ou crepitações ao movimentar a articulação, má oclusão, zumbidos no ouvido e até vertigens. O estalido pode ser ocasionado pela incoordenação da ação dos músculos pterigóideos laterais, laceração ou perfuração do disco, osteoartrose ou problema de oclusão.
De acordo com a classificação de Iglarsh e Snyder-Mackler (1994), o estágio em que o deslocamento discal na DTM apresenta estalido raro (onde o disco não retorna mais à posição) e há ausência de dor é denominado de estágio
Alternativas
Q2194754 Fisioterapia
Estrutura anatômica do sistema nervoso que limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo. Contém como elemento mais evidente a glândula pineal, glândula endócrina de forma piriforme, ímpar e mediana, que repousa sobre o tecto mesencefálico e tem importante função, dentre outras, a regulação do ciclo de sono-vigília.
A estrutura anatômica descrita acima é o
Alternativas
Q2194755 Fisioterapia
Os nervos periféricos são focos frequentes de lesões traumáticas, tais como esmagamento, compressão, estiramento e avulsão com secção parcial ou total, que resultam na descontinuidade da transmissão correta de impulsos nervosos e na diminuição ou perda da sensibilidade e motricidade no território inervado.
As lesões dos nervos periféricos podem ser divididas em três categorias, sendo que a condição onde o tubo de mielina encontra-se intacto, mas há ocorrência de comprometimento axonal com degeneração walleriana distal à lesão, é denominada de
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: A