Questões de Concurso Militar EsFCEx 2013 para Oficial - Informática
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Q521782
Arquitetura de Software
Em relação à teoria de padrões de projeto, associe a segunda coluna de acordo
com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Padrão de Projeto
1. OBSERVER
2. COMMAND
3. FLYWEIGHT
4. ITERATOR
5. MEMENTO
Intenção do Padrão de Projeto
( ) Utiliza compartilhamento para suportar de maneira eficiente grandes quantidades de objetos com granularidade fina.
( ) Permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinado momento para que se possa ser restaurá-lo quando necessário.
( ) Define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.
Padrão de Projeto
1. OBSERVER
2. COMMAND
3. FLYWEIGHT
4. ITERATOR
5. MEMENTO
Intenção do Padrão de Projeto
( ) Utiliza compartilhamento para suportar de maneira eficiente grandes quantidades de objetos com granularidade fina.
( ) Permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinado momento para que se possa ser restaurá-lo quando necessário.
( ) Define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados.
Q521783
Arquitetura de Software
Analise as afirmativas sobre a classificação do Gang of Four (GoF) quanto
aos diferentes padrões de projeto, colocando entre parênteses a letra V,
quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de
afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
( ) O padrão de projeto ITERATOR pertence ao grupo de propósito COMPORTAMENTAL, o qual trata as interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.
( ) O padrão de projeto ADAPTER pertence ao grupo de propósito de CRIAÇÃO, o qual se preocupa com o processo de criação de objetos.
( ) O padrão de projeto BRIDGE pertence ao grupo de propósito ESTRUTURAL, o qual lida com a composição de classes ou objetos.
( ) O padrão de projeto ITERATOR pertence ao grupo de propósito COMPORTAMENTAL, o qual trata as interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.
( ) O padrão de projeto ADAPTER pertence ao grupo de propósito de CRIAÇÃO, o qual se preocupa com o processo de criação de objetos.
( ) O padrão de projeto BRIDGE pertence ao grupo de propósito ESTRUTURAL, o qual lida com a composição de classes ou objetos.