Questões de Concurso Militar EsPCEx 2017 para Cadete do Exército - 1° Dia

Foram encontradas 12 questões

Q845049 Química

Algumas viaturas militares administrativas possuem motores à combustão que utilizam como combustível a gasolina. A queima (combustão) de combustíveis como a gasolina, nos motores à combustão, fornece a energia essencial para o funcionamento dessas viaturas militares. Considerando uma gasolina na condição padrão (25 °C e 1 atm), composta apenas por n-octano (C8H18) e que a sua combustão seja completa (formação exclusiva de CO2 e H2O gasosos como produtos), são feitas as seguintes afirmativas: 


Imagem associada para resolução da questão


I - a combustão da gasolina (C8H18) é uma reação exotérmica;

II - na combustão completa de 1 mol de gasolina, são liberados 16 mols de gás carbônico (CO2);

III - a entalpia de combustão (calor de combustão) dessa gasolina é - 5080 kJ/mol (ΔHc=-5080 kJ/mol);

IV - o calor liberado na combustão de 57 g de gasolina é de 1270 kJ.


Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas a 

Alternativas
Q845050 Química

A emissão de gases derivados do enxofre, como o dióxido de enxofre (SO2), pode ocasionar uma série de problemas ambientais e a destruição de materiais como rochas e monumentos à base de calcita (carbonato de cálcio). Essa destruição ocasiona reações com a emissão de outros gases, como o gás carbônico (CO2), potencializando o efeito poluente. Considerando as equações das reações sucessivas a 27 °C e 1 atm, admitindo-se os gases como ideais e as reações completas, o volume de CO2 produzido a partir da utilização de 2 toneladas de SO2 como reagente é, aproximadamente,


Dados

Massas Atômicas: S = 32 u ; O = 16 u ; H = 1 u ; C = 12 u ; Ca = 40 u

Constante dos gases ideais: R = 0,082 atmImagem associada para resolução da questão LImagem associada para resolução da questão mol-1Imagem associada para resolução da questão K-1

Volume molar nas condições em que ocorreu a reação (27° e 1 atm) = 24,6 L/mol


SO2 (g) + 1/2 O2 (g) → SO3 (g) (equação I)

SO3 (g) + H2O (ℓ) → H2SO4 (ℓ) (equação II)

H2SO4 (ℓ) + CaCO3 (s) → CaSO4 (s) + H2O (ℓ) + CO2 (g) (equação III)

Alternativas
Q845051 Química

A gasolina é um combustível constituído por uma mistura de diversos compostos químicos, principalmente hidrocarbonetos. Estes compostos apresentam volatilidade elevada e geram facilmente vapores inflamáveis.


Em um motor automotivo, a mistura de ar e vapores inflamáveis de gasolina é comprimida por um pistão dentro de um cilindro e posteriormente sofre ignição por uma centelha elétrica (faísca) produzida pela vela do motor.

Adaptado de: BROWN, Theodore; L. LEMAY, H Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química a Ciência Central, 9ª edição, Editora Prentice-Hall, 2005, pág 926.


Pode-se afirmar que a centelha elétrica produzida pela vela do veículo neste evento tem a função química de

Alternativas
Q845052 Química

Conversores catalíticos (catalisadores) de automóveis são utilizados para reduzir a emissão de poluentes tóxicos. Poluentes de elevada toxicidade são convertidos a compostos menos tóxicos. Nesses conversores, os gases resultantes da combustão no motor e o ar passam por substâncias catalisadoras. Essas substâncias aceleram, por exemplo, a conversão de monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2) e a decomposição de óxidos de nitrogênio como o NO, N2O e o NO2 (denominados NOx) em gás nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2). Referente às substâncias citadas no texto e às características de catalisadores, são feitas as seguintes afirmativas:


I - a decomposição catalítica de óxidos de nitrogênio produzindo o gás oxigênio e o gás nitrogênio é classificada como uma reação de oxidorredução;

II - o CO2 é um óxido ácido que, ao reagir com água, forma o ácido carbônico;

III - catalisadores são substâncias que iniciam as reações químicas que seriam impossíveis sem eles, aumentando a velocidade e também a energia de ativação da reação;

IV - o CO é um óxido básico que, ao reagir com água, forma uma base;

V - a molécula do gás carbônico (CO2) apresenta geometria espacial angular.


Das afirmativas feitas estão corretas apenas a

Alternativas
Q845053 Química

"Sempre que uma substância muda de fase de agregação, a temperatura permanece constante enquanto a mudança se processa, desde que a pressão permaneça constante".

FONSECA Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo: Ed FTD, 2007, pág 41.


O gráfico abaixo representa a mudança de fase de agregação de uma substância pura com o passar do tempo, em função da variação de temperatura, observada ao se aquecer uma substância X durante algum tempo, sob pressão constante.


Imagem associada para resolução da questão


Tomando-se como base o gráfico, analise as seguintes afirmativas:


I - entre 0 °C e 19 °C, a substância X encontra-se na fase sólida;

II - o intervalo de 2,0 min a 4,0 min corresponde à condensação da substância X;

III - a temperatura de 60 °C corresponde à temperatura de ebulição da substância X;

IV - no intervalo de 40 °C a 50 °C, a substância X encontra-se na fase líquida.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: E