Questões de Concurso Militar EsFCEx 2020 para Magistério de História
Foram encontradas 4 questões
Q1774116
História
Baseando-me em síntese de minha autoria já antiga, eis
aqui o que vejo como pontos básicos quanto à tendência
ora em foco:
1. A crença no caráter científico da história, que no entanto é uma ciência em construção: isto conduziu, em especial, à afirmação da necessidade de passar de uma “história-narração” a uma “história-problema” mediante a formulação de hipóteses de trabalho.
(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.), Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia)
A “tendência ora em foco” é a
1. A crença no caráter científico da história, que no entanto é uma ciência em construção: isto conduziu, em especial, à afirmação da necessidade de passar de uma “história-narração” a uma “história-problema” mediante a formulação de hipóteses de trabalho.
(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.), Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia)
A “tendência ora em foco” é a
Ano: 2020
Banca:
VUNESP
Órgão:
EsFCEx
Provas:
VUNESP - 2020 - EsFCEx - Oficial - Magistério de História
|
Exército - 2020 - EsFCEx - Magistério de História |
Q1774117
História
Carlos Bacellar, no artigo Uso e mau uso dos arquivos
(Em Carla Bassanezi Pinsky (org.), Fontes históricas),
traz uma série de sugestões para a pesquisa em arquivos
históricos. Entre outras, há a sugestão de
Q1774118
História
A nova história é a história escrita como uma reação
deliberada contra o “paradigma” tradicional, aquele termo
útil, embora impreciso, posto em circulação pelo historiador de ciência americano Thomas Kuhn. Será conveniente descrever esse paradigma tradicional como história
rankeana, conforme o grande historiador alemão Leopold
von Ranke (1795-1886) […]. Em prol da simplicidade e
da clareza, o contraste entre a antiga e a nova história
pode ser resumida em seis pontos.
(Peter Burke (org.), A escrita da história: novas perspectivas)
Segundo Burke, a história tradicional
(Peter Burke (org.), A escrita da história: novas perspectivas)
Segundo Burke, a história tradicional
Q1774119
História
As fontes audiovisuais e musicais ganham crescentemente espaço na pesquisa histórica. Do ponto de vista
metodológico, são vistas pelos historiadores como fontes primárias novas, desafiadoras, mas seu estatuto é
paradoxal. Por um lado, as fontes audiovisuais (cinema,
televisão e registros sonoros em geral) são consideradas por alguns, tradicional e erroneamente, testemunhos
quase diretos e objetivos da história, de alto poder ilustrativo, sobretudo quando possuem um caráter estritamente documental, qual seja, o registro direto de eventos e
personagens históricos. Por outro lado, as fontes audiovisuais de natureza assumidamente artística (filmes de
ficção, teledramaturgia, canções e peças de teatro) são
percebidas muitas vezes sob o estigma da subjetividade
absoluta, impressões estéticas de fatos sociais objetivos
que lhes são exteriores.
(Marcos Napolitano, A História depois do papel. Em: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Fontes históricas)
Acerca dessa discussão, Napolitano entende que o historiador deve considerar as fontes audiovisuais e musicais
(Marcos Napolitano, A História depois do papel. Em: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Fontes históricas)
Acerca dessa discussão, Napolitano entende que o historiador deve considerar as fontes audiovisuais e musicais