Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Médico Clínico Geral

Foram encontradas 6 questões

Q1900552 Medicina
Mulher de 66 anos, portadora de doença cardíaca isquêmica, é diagnosticada com hipotireoidismo clínico.
A melhor conduta terapêutica quanto à dose inicial para reposição de levotiroxina nesse caso é 
Alternativas
Q1900556 Medicina
Homem de 56 anos em tratamento para hipertensão arterial desenvolve quadro clínico agudo de aumento do volume da língua e edema labial. A pressão arterial se encontra em 130/85 mmHg e a ausculta respiratória é normal.
Identifique o grupo de agentes anti-hipertensivos, dentre os citados a seguir, que apresenta associação mais frequente com esse efeito adverso. 
Alternativas
Q1900557 Medicina
Paciente de 68 anos, masculino, em tratamento irregular para hipertensão arterial, foi levado ao serviço de emergência com história de dispneia de início súbito acompanhada de palpitações e tosse com expectoração rósea. No exame físico foi observada cianose de extremidades, agitação e desorientação. A pressão arterial era de 190/125 mmHg, frequência cardíaca de 136 bpm, frequência respiratória de 40 irpm e ausculta com crepitações por todo o tórax.
A melhor conduta inicial para esse paciente inclui
Alternativas
Q1900563 Medicina
Estudos recentes, como o SPRINT, revelaram que algumas populações podem apresentar benefícios cardiovasculares com o controle mais intensivo da pressão arterial sistólica (PAS).
Em relação aos portadores de doença renal crônica em tratamento conservador, a diretriz KDIGO (Kidney Disease Improving Global Outcome) 2021 preconiza como meta terapêutica para o controle da hipertensão arterial
Alternativas
Q1900564 Medicina
Mulher de 73 anos com história de dispneia aos esforços vai à consulta médica. A radiografia do tórax revelou hipertensão venosa pulmonar. Encontra-se em uso de anticoagulante oral, betabloqueador e diurético de alça, porém refere cansaço e dispneia. No exame apresenta ritmo cardíaco irregular e frequência ventricular de 104 bpm, pressão arterial de 160/80 mmHg; há distensão venosa jugular e edema dos membros inferiores, mas não foram encontrados sopros, terceira bulha ou ruídos adventícios pulmonares à ausculta. A radiografia do tórax revelou hipertensão venosa pulmonar e o ecocardiograma apresentou fração de ejeção de 65%, ventrículo esquerdo com diâmetro normal e hipertrofia concêntrica, e aumento do átrio esquerdo.
Sobre essa paciente, podemos afirmar que apresenta
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: E