Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Médico - Clínica Médica

Foram encontradas 6 questões

Q2091764 Medicina
Mulher jovem, 23 anos, trazida pelos pais ao departamento de emergência com agitação, confusão mental e fala desconexa. Pais encontraram em seu quarto frasco vazio de comprimidos; não sabem relatar qual medicação estava no frasco. No último mês, a paciente apresentou humor deprimido diante de processo de separação dos pais. Ao exame físico: pupilas midriáticas; mucosas e peles secas; taquicardica; taquipneica; hipertensa; e, presença de bexigoma; ausência de demais alterações. Assinale a classificação da síndrome tóxica apresentada pela paciente.
Alternativas
Q2091766 Medicina
O Ataque Isquêmico Transitório Encefálico (AIT) é definido “como um episódio transitório de disfunção neurológica provocado por uma isquemia focal do encéfalo, medula espinhal e/ou retina, com duração de sintomas menor que uma hora, e na ausência de evidência de infarto agudo”. O principal objetivo no tratamento do paciente com AIT é a identificação do mecanismo etiológico e a instituição de profilaxia secundária. Qual o principal mecanismo fisiopatológico do AIT?
Alternativas
Q2091773 Medicina
Paciente, 63 anos, sexo masculino, portador de hipertensão, em uso de losartana e hidroclorotiazida, nega demais comorbidades e uso de outras medicações. Refere tabagismo e etilismo crônico. Admitido em setor de emergência devido à queda da própria altura após libação alcóolica. Ao exame: ferimento cortocontuso em face e confusão mental. Realizada tomografia de crânio, sem alterações. Mantido no setor em observação neurológica. Após doze horas da internação, evoluiu com tremores de mãos; náuseas; vômitos; agitação; alucinações visuais; sudorese; FC 129; e, PA 180 x 110 mmHg. De acordo com o caso clínico, assinale a conduta inicial indicada.
Alternativas
Q2091774 Medicina
Mulher, 72 anos, é levada por familiares ao pronto-socorro devido início há quatro horas de deficit neurológico focal, caracterizado por hemiparesia esquerda de predomínio braquiofacial, associado à heminegligência esquerda. Portadora de hipertensão arterial, Diabetes mellitus e dislipidemia. Refere tabagismo de alta carga tabágica. Sinais vitais: PA 170 x 95 mmHg; FC 85; FR 20; afebril; e, SATO2 94%. Tomografia de crânio realizada na admissão não revela alterações agudas. A conduta mais indicada para tal paciente é:
Alternativas
Q2091775 Medicina
Mulher, 47 anos, levada por familiares ao setor de emergência devido à cefaleia e febre de início há três dias. Refere, ainda, piora dos sintomas, associado à apatia. Ao exame físico: confusão mental; sonolência; sinal de Kernig presente, sem demais alterações. Sinais vitais: PA 170 x 100 mmHg; FC 88; FR 20; SATO2 94%; T 38,9° C; e, glicemia normal. TC de crânio sem alterações. Líquor: pressão de abertura aumentada; 888 células; 85% de neutrófilos; glicose 30; proteína 200; e, ADA normal. Pode-se afirmar que o diagnóstico mais provável é a meningoencefalite:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: D