Questões de Concurso Militar CSM 2015 para Primeiro Tenente - Psicologia

Foram encontradas 4 questões

Q652854 Psicologia
Em um processo psicodiagnóstico, quando se trata de um paciente de outro profissional, é preferível trabalhar "às cegas" para não criar interferências na relação transferencial preexistente. Assinale a opção INCORRETA, no que diz respeito às sugestões de ARZENO (1995) para a condução da avaliação psicodiagnóstica nesses casos.
Alternativas
Q652880 Psicologia

Analise as afirmativas abaixo, no que tange à técnica da devolução de informação dentro do processo psicodiagnóstico, segundo Arzeno (1995) .

I - A devolução é feita, primeiramente, para a pessoa ou pessoas que consultaram em primeiro lugar.

II - Não é possível administrar novamente algum teste para eliminar dúvidas na própria entrevista.

III - Com pais ou filhos resistentes, é aconselhável selecionar alguma passagem eloquente da entrevista familiar e propor que, nesse momento, digam o que isso os leva a pensar.

IV - O ponto de partida da devolução deve ser as fantasias inconscientes de doença e cura.

V - Nem tudo o que for obtido como informação será necessariamente transmitido ao sujeito ou a seus pais.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q652881 Psicologia
Conforme Dalgalarrondo (2008), o processo diagnóstico sob a óptica da psicopatologia apresenta algumas particularidades, dentre estas:
Alternativas
Q652885 Psicologia
Mesmo após um estudo partindo de correlações, confrontações e busca de significações para os pontos obscuros, a presença de elementos incongruentes e contraditórios no material do paciente é, muitas vezes, inevitável. De acordo com Arzeno (1995), o mais difícil nesse momento de estudo é compreender algumas incongruências e contradições no processo psicodiagnóstico, o que exigiria do terapeuta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: D