Questões Militares
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Ano: 2020
Banca:
Marinha
Órgão:
Quadro Técnico
Prova:
Marinha - 2020 - Quadro Técnico - Comunicação Social |
Q1775604
Jornalismo
Segundo o professor João de Deus (in PENA, 2013), as
perguntas do lide não são seis, mas nove: Quem fez? O
quê? A quem? Quando? Por quê? Para quê? Onde?
Como? Com que desdobramentos? Sendo assim, pode-se
afirmar que o lide exerce uma série de funções no relato,
EXCETO:
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120979
Jornalismo
De maneira geral, ao ler, ouvir ou assistir um relato jornalístico,
o consumidor de notícias acredita que, por trás da ação
profissional, há uma preocupação com regras, normas que
dão espaço e respaldo à liberdade de imprensa, mas que
impõem limites à liberdade de expressão, visto que esta última
tem uma barreira maior: o respeito à pessoa. A sociedade
acredita que o produto jornalístico não é uma criação aleatória,
ficção, que as vozes são reais, que o relato é um fragmento
preciso e correto da realidade; e que o jornalista usa sua
capacidade técnica para reconstruir uma história da maneira
mais fiel e responsável.
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120977
Jornalismo
A pós-verdade não é sinônimo de mentira, mas “descreve uma
situação na qual, durante a criação e a formação da opinião
pública, os fatos objetivos têm menos influência do que os
apelos às emoções e às crenças pessoais”. A pós-verdade
consiste na relativização da verdade, na banalização da
objetividade dos dados e na supremacia do discurso
emocional.
Zarzalejos, José Antonio . Comunicação, Jornalismo e ´fact-checking´. In: Revista UNO: A era da pós - verdade: realidade versus percepção. Disponível em: <http://www.revista - uno.com.br/numero - 27/>. Acesso em: 24 de jun. 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na era da pós-verdade, o jornalismo deve concentrar-se não apenas em narrar os fatos, mas também em realizar o factchecking.
PORQUE
II. A disseminação de fake news confunde as pessoas na distinção do que é real e do que é falso, e os resultados do crescimento desse fenômeno são uma ameaça ao jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Zarzalejos, José Antonio . Comunicação, Jornalismo e ´fact-checking´. In: Revista UNO: A era da pós - verdade: realidade versus percepção. Disponível em: <http://www.revista - uno.com.br/numero - 27/>. Acesso em: 24 de jun. 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na era da pós-verdade, o jornalismo deve concentrar-se não apenas em narrar os fatos, mas também em realizar o factchecking.
PORQUE
II. A disseminação de fake news confunde as pessoas na distinção do que é real e do que é falso, e os resultados do crescimento desse fenômeno são uma ameaça ao jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120976
Jornalismo
É impossível fazer uma boa reportagem – seja ela policial, de
economia, um relato de guerra ou um serviço informando o que
abre e o que fecha no feriado – tendo feito entrevistas ruins:
boas entrevistas sempre rendem boas reportagens. O mesmo
princípio vale para entrevistas ruins: é inevitável que acabem
em reportagens igualmente ruins.
OYAMA, Thaís. A arte de entrevistar bem. São Paulo: Contexto, 2008.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As entrevistas, quando bem realizadas, geram bons conteúdos jornalísticos.
II. Em uma reportagem investigativa, a entrevista é facultativa, enquanto que, em outros gêneros jornalísticos, é obrigatória.
III. Segundo a autora, a qualidade da entrevista irá refletir na qualidade do conteúdo da reportagem.
Assinale
OYAMA, Thaís. A arte de entrevistar bem. São Paulo: Contexto, 2008.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As entrevistas, quando bem realizadas, geram bons conteúdos jornalísticos.
II. Em uma reportagem investigativa, a entrevista é facultativa, enquanto que, em outros gêneros jornalísticos, é obrigatória.
III. Segundo a autora, a qualidade da entrevista irá refletir na qualidade do conteúdo da reportagem.
Assinale
Ano: 2019
Banca:
Exército
Órgão:
EsFCEx
Prova:
Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Comunicação Social |
Q1120975
Jornalismo
Embora sempre tenha sido perceptível no nosso jornalismo, a
linha editorial começa a ser publicizada aos leitores com o
advento dos manuais de redação, que trazem, de maneira
sistematizada, normas a serem seguidas pelos jornalistas que
atuam no veículo. De acordo com José Marques de Melo, o
sociólogo, antropólogo e jornalista Gilberto Freyre foi o criador
daquele que é considerado o nosso primeiro manual de
redação. Chamado de placard, tratava-se de uma pequena
folha de papel que foi afixada em 1929, no mural da redação
do jornal A Província, de Pernambuco, do qual Freyre foi
editor, apresentando uma série de regras e cuidados sobre
como redigir as notícias.
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale