O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 587 questões

Q902697 Não definido
As observações de campo na Topografia e na Geodésia estão sujeitas a erros. Nas observações no Global Navigation Satellite System (GNSS) as fontes de erros são diversas, podendo estar no satélite, no trajeto do sinal do satélite até a antena em terra, no receptor ou na antena. A seguir, são apresentados alguns tipos de erros nas observações GNSS.
Associe as colunas, relacionando o tipo de erro com a definição, ocorrência ou técnica de eliminação.
TIPO DE ERRO (1) Orbitais (2) Por multicaminhamento (3) Por perdas de ciclo (4) Do centro de fase
DEFINIÇÃO, OCORRÊNCIA OU TÉCNICA DE ELIMINAÇÃO ( ) Ocorre quando, durante o rastreio, há obstrução no sinal de um ou mais satélites. ( ) Podem ser eliminados com o uso de efemérides precisas. ( ) O uso de antenas de mesmo fabricante e orientação para uma mesma direção, reduz o efeito. ( ) Erro de ocorrência aleatória e não há modelo para tratar seu efeito.

A sequência correta é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902696 Não definido
Levantamento georreferenciado na superfície terrestre foi revolucionado com o advento dos satélites. O Global Navigation Satellite Systems (GNSS) oferece informações precisas de tempo e posicionamento na quase totalidade do planeta com alta confiabilidade, agilidade e eficiência. As operações de campo podem ser desenvolvidas dia ou noite e sem a necessidade de intervisibilidade entre as estações. Isso representa uma mudança extraordinária nos procedimentos convencionais de levantamento.
Em relação ao posicionamento por satélites GNSS é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902695 Não definido
O posicionamento por ponto preciso ou posicionamento absoluto preciso (PPP) é um serviço gratuito e online disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse serviço realiza pósprocessamento de dados do Global Navigation Satellite System (GNSS) utilizando o programa CSRS-PP desenvolvido pelo Geodetic Survey Division of Natural Resources of Canadá (NRCan). O serviço permite que usuários GNSS obtenham coordenadas de precisão no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000) e no International Terrestrial Reference Frame (ITRF). Para o processamento, o usuário deve carregar no aplicativo online, arquivo de observações nos formatos RINEX ou HATANAKA.
Para gerar os resultados, ou seja, coordenadas precisas da estação/base do usuário, além do arquivo de observações, o IBGE-PPP utiliza outros dados, em relação a esses últimos.
Marque a que apresenta descrição correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902694 Não definido
Foi realizado um levantamento topográfico de um terreno onde futuramente será erguido um novo prédio da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). Trata-se de uma poligonal fechada com 5 (cinco) vértices medidos na classe IIIP, que trata de levantamentos topográficos para projetos básicos, executivos, as built e obras de engenharia. Medição angular pelo método das direções com duas séries de leitura conjugadas direta e inversa. Leitura linear com leituras recíprocas (vante e ré) com distanciômetro eletrônico.
O resumo das observações e cálculos de escritório é apresentado nas planilhas, das cadernetas a seguir.


Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
“Equipamento utilizado: Estação total Classe II – desvio padrão na medida angular menor ou igual a 02” e desvio padrão na medida linear de ±3 mm+2ppm.
Para a Classe IIIP de poligonal planimétrica tem-se:
Tolerância para erro angular = 20” Tolerância para erro linear = 0,42m
São dados: √5 = 2,23; √1,457 = 1,20; √0,1594 = 0,40
Observando as planilhas e os dados fornecidos, avalie e marque a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902693 Não definido
A Gravimetria consiste em um conjunto de técnicas e operações que tem por finalidade a medida da intensidade da aceleração da gravidade em qualquer local que esteja sob a influência do campo gravitacional terrestre. A gravidade terrestre em um ponto da superfície terrestre é a resultante entre a força de atração exercida pelas massas terrestres e a força centrífuga, que atuam sobre uma unidade de massa situada neste ponto.
A respeito dos gravímetros analise as afirmativas a seguir
I. O gravímetro convencional analógico está baseado no conceito de longitude de elasticidade zero desenvolvida por Lascoste, constituído de um sistema de massa-mola, que permite medir a variação da força da gravidade entre dois locais. O sistema é equilibrado por uma força contrária ao peso do corpo, geralmente elástica (mola). Sob a ação da gravidade, a mola sofre uma deformação, proporcional ao módulo, da força que a produz. II. Nos gravímetros digitais, o sensor é baseado em um sistema elástico de quartzo. A força gravitacional afeta uma massa sensível a que gera uma pequena força eletrostática. A posição da massa é alterada pela mudança da gravidade. Um alimentador automático aplica uma voltagem DC na placa do capacitor, produzindo uma força eletromagnética na massa, a que volta a posição nula. A voltagem, que é a observação do valor relativo da gravidade no vértice observado, é convertida em um sinal digital e registrada na memória do equipamento. III. O gravímetro supercondutor baseia-se numa esfera que flutua livremente num campo magnético, o que é produzido por correntes em bobinas supercondutoras a -268°C. As forças gravitacionais externas, provocam, uma mudança na posição da esfera dentro do campo magnético livre. Para manter a posição da esfera, um conjunto de circuitos de controle mantém a posição da esfera mediante adição ou remoção de uma voltagem e, através de inteligência artificial, essa variação na voltagem é transformada em dados de variação dos parâmetros gravitacionais.
Está correto o que se afirma em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: D