Dos seus 204 milhões de hectares, 100 milhões já foram dest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q959360 Atualidades

Dos seus 204 milhões de hectares, 100 milhões já foram destruídos. A derrubada de sua cobertura vegetal e os incêndios alteram a paisagem, fragmentam habitats, extinguem espécies animais e vegetais e causam erosão do solo, assoreiam rios e desequilibram os ciclos hidrológico e de carbono, aumentando a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. E a chuva de agrotóxicos despejada sobre a monocultura que toma o lugar da mata nativa contamina o solo, os rios e os aquíferos.


Assim é o avanço do agronegócio na região do Matopiba, que compreende áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e onde já se derrubou aproximadamente metade da área original de vegetação nativa para abrir campo para a soja e para pasto.

Disponível em:< http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2018/02/> Acesso em 13/04/2018, com adaptações.


Os dados constam no relatório Impacto da Expansão do Agronegócio no Matopiba: Comunidades e Meio Ambiente, lançado pela ActionAid (organização internacional que trabalha por justiça social, igualdade de gênero e pelo fim da pobreza), em 2017.


O Relatório adverte para o crescente domínio dessa região pelo mercado financeiro e a resistência dos povos tradicionais a esse processo, na luta pela própria sobrevivência e pela preservação ambiental no bioma do (a):

Alternativas