Leia o texto a seguir.Um dos rostos escondidos pelos equipam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Enfermeiro |
Q2463951 Enfermagem

Leia o texto a seguir.


Um dos rostos escondidos pelos equipamentos de proteção individual (EPI) nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) era o do enfermeiro Marcos Cavalcanti [...]. Ele atua na UTI em um hospital particular de Natal e conta que o momento mais impactante que vivenciou foi quando um jovem paciente em preparação para uma intubação pediu para “ver a família pela última vez” [...]. “Saíamos do plantão, mas ele não saía de nós. Seguíamos imaginando como aqueles pacientes ficaram. “Será que pioraram ou melhoraram?”, pensávamos [...]. Para o enfermeiro, era “impossível” não colocar-se no lugar do outro. “Víamos nos olhos dos pacientes o medo de simplesmente mudar o decúbito, porque existia medo de cansar.


Portal de Notícias da Globo. Guerreiros da Saúde: Enfermeiro relata impacto ao ouvir paciente pedir para ver a família pela última vez. Disponível em: 

<https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/guerreiros-dasaude/noticia/2021/10/20/guerreiros-da-saude-enfermeiro-relata-impacto-aoouvir-paciente-pedir-para-ver-a-familia-pela-ultima-vez.ghtml>. Acesso em: 10 fev. 2024.

As teorias de Enfermagem direcionam a prática profissional e subsidiam a assistência de enfermagem e o atendimento integral das necessidades de saúde dos indivíduos. No texto acima, lê-se o relato de um enfermeiro durante sua atuação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesse relato, destacam-se fragmentos da relação entre o enfermeiro, profissional de saúde, e o paciente, indivíduo que necessita de cuidados. Há na enfermagem uma teoria interacionista e explicativa, centrada na relação interpessoal entre o(a) enfermeiro(a) e o paciente, no processo de cuidar. Essa teoria é a 
Alternativas