As abstrações descobertas por meio dos diagramas de classes...
A alternativa correta é a E - componentes.
Para compreender essa questão, é necessário um entendimento básico sobre UML (Unified Modeling Language) e seus diversos tipos de diagramas. As abstrações mencionadas são conceitos gerais que representam os elementos do domínio do problema, geralmente identificados na fase de análise de requisitos e modelados nos diagramas de classes.
O diagrama de componentes, citado na alternativa correta, é empregado na UML para ilustrar a organização e dependências entre os componentes de software. Componentes são partes modulares de um sistema e representam uma unidade de implementação, como bibliotecas, pacotes, arquivos, entre outros. Este diagrama mostra como o software é dividido em componentes, como eles interagem e estão organizados dentro de um sistema, sendo a representação física das abstrações conceituais modeladas no diagrama de classes.
Assim, o diagrama de componentes é usado para detalhar a implementação física do sistema, sendo a parte que conecta a abstração ao mundo real da construção de software. Ele é importante para planejar o sistema em termos de componentes reutilizáveis ou para organizar a maneira como o software será empacotado e implantado.
Portanto, observando que as outras alternativas mencionam outros diagramas ou elementos da UML que não correspondem à implementação física das abstrações de um diagrama de classe, a alternativa E é a única que faz essa correta associação entre a teoria (abstrações) e a prática (componentes de software).