O conflito israelo-palestino, que hoje se manifesta de forma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2432206 História

O conflito israelo-palestino, que hoje se manifesta de forma veemente e toma atenção global, é um dos conflitos mais antigos e complexos do mundo. Estende-se por mais de 70 anos e envolve questões de território, identidade e religião. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir sobre o conflito:

I.Atualmente, o status político das Colinas de Golã é uma das questões mandatórias a serem negociadas entre Israel e os palestinos.

II.Em dezembro de 2017, o presidente americano Donald J. Trump fez uma mudança na política de longa data dos EUA, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel.

III.Os palestinos aspiram a um Estado com Jerusalém como capital, mas, como Israel controla a cidade atualmente, os líderes palestinos estabeleceram suas instituições governamentais em Hebron, tornando a cidade sua capital administrativa.

IV.Após a sua criação nos termos dos Acordos de Oslo, a Autoridade Palestiniana (AP) foi liderada por Mahmoud Abbas, que, durante décadas, encarnou a causa palestiniana. Há muito visto por Israel como um terrorista, Abbas tornou-se uma figura política e o principal parceiro de negociação dos israelitas. Após sua morte, outro oficial de longa data assumiu suas funções como chefe da AP e da Organização para a Libertação da Palestina, o controverso Yasser Arafat.

V.Após a Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido assumiu o controle da Palestina sob um mandato da Liga das Nações, que durou até a criação de Israel em 1948.

VI.A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel e Egito, Líbano e Iraque que ocorreu de 5 a 10 de junho de 1967. A guerra terminou com uma vitória israelense, que conquistou, entre outros territórios, a Península do Sinai, a Faixa de Gaza e as Colinas de Golã, além de Jerusalém.

VII.Outra disputa militar árabe-israelense, conhecida como Guerra do Yom Kippur, foi travada quando, em 1973, o Egito e a Síria tentam retomar a Península do Sinai e as Colinas de Golã ocupadas por Israel.

É correto o que se afirma em:

Alternativas