Para Huertas (2014, p. 452), “a emergência da centralidade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1107436 Geografia

Para Huertas (2014, p. 452), “a emergência da centralidade de Uberlândia no cenário nacional como polo atacadista e distribuidor remonta ao século XVIII, quando o então chamado ‘sertão da farinha podre’ tornou-se ponto estratégico na rota São Paulo-Goiás [...]. Com a chegada da ferrovia, em 1888, Uberlândia se transforma na ‘boca do sertão’, um entroncamento de produtos agropecuários que se insere no circuito mercantil do país e possibilita a ocupação econômica da região, promovendo ‘o desenvolvimento de um setor que toma a frente no processo de acumulação do capital até a atualidade: o comércio’ ”.

Analise os fatores a seguir.


I. Construção de rodovias que interligam Uberlândia com as diversas regiões do Brasil, facilitando a circulação de pessoas e mercadorias.

II. Criação e melhoria de serviços como telefonia, energia elétrica, abastecimento de água, serviços bancários e aeroportuários.

III. Implantação de um excelente serviço de transportadores de cargas, que dinamiza a circulação das mercadorias pelo Brasil.

IV. Instalação e consolidação de empresas do setor atacadista-distribuidor, que, a partir de Uberlândia, distribui mercadorias para mercados emergentes em todo o território nacional.


São fatores que contribuíram (e contribuem) para a manutenção da centralidade colocada pelo autor

Alternativas