No trecho “Os desenhos querem mais, querem incorporar o espa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1056176 Artes Visuais

Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.

TEXTO 3

TEXTO 4

A AMBIÇÃO DO DESENHO


Desenhos inconformados. É isso que nos mostra a presente exposição de Kilian Glasner na Galeria Marcantonio Vilaça. Se, por um lado, estamos diante de trabalhos realizados em meios tão diversos como a fotografia, o desenho, o vídeo e a intervenção direta no espaço, ouso dizer que estamos sempre diante de desenhos. Obras construídas por luzes e sombras, contornos, linhas, pelo gesto marcado do artista, pela (des)construção de espaço, de uma paisagem. Desenhos que, no entanto, não se rendem à condição planar, que desejam ganhar o espaço tridimensional e para tanto abusam da perspectiva, essa técnica que remonta ao Renascimento, idade de ouro para a cultura ocidental. Mas, a perspectiva tradicional, ela mesma, mostra-se insuficiente. Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular.

RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado

No trecho “Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular”, a autora dá pistas de que parte da produção artística de Kilian Glasner se aproxima de um conceito presente na arte contemporânea denominado site specific, que:
I. representa produções artísticas vinculadas, prioritariamente, aos espaços onde serão produzidas. II. estabelece uma relação direta com a land art, que, por sua vez, faz do ambiente natural o locus da produção de arte. III. pode se relacionar com produções artísticas classificadas como instalações. IV. faz uso de materiais apenas encontrados nos lugares onde os trabalhos serão realizados. V. não leva em conta o posicionamento ativo dos espectadores, aprisionando-os em lugares específicos, orientando a leitura da obra.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações
Alternativas