Questões de Concurso

Foram encontradas 985 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2491585 Administração Financeira e Orçamentária

Acerca das abordagens orçamentárias contemporâneas, da história do orçamento e de suas diretrizes, julgue o item a seguir.  


As emendas ao projeto de lei do orçamento propostas por parlamentares devem conter indicações dos recursos, que podem ser originados de anulações de despesas ou do superávit financeiro do exercício anterior. 

Alternativas
Q2491404 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação ao Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, estabelecido pela Lei n.º 10.180/2001, julgue o item subsecutivo.
São considerados órgãos específicos do referido sistema as unidades de planejamento e orçamento dos Ministérios, da Advocacia-Geral da União, da Vice-Presidência e da Casa Civil da Presidência da República.
Alternativas
Q2465785 Administração Financeira e Orçamentária

No que se refere ao sistema de planejamento e de orçamento público no Brasil, julgue o item seguinte. 


Os créditos adicionais, que correspondem às autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei do orçamento, classificam-se como extraordinários quando destinados a dispêndios urgentes e imprevistos, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

Alternativas
Q2465782 Administração Financeira e Orçamentária

A ação planejada do Estado na manutenção de suas atividades e na execução de seus projetos materializa-se por meio do orçamento público. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. 


Os princípios orçamentários, válidos para todos os poderes e entes federativos, visam estabelecer regras básicas a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. 

Alternativas
Q2462845 Administração Financeira e Orçamentária

No que se refere aos controles externo e interno, julgue o item a seguir. 


Cabe ao controle interno fiscalizar a aplicação de subvenções, mas não a renúncia de receitas. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: E