As epilepsias e síndromes epilépticas do lactente foram clas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090082 Fisioterapia
As epilepsias e síndromes epilépticas do lactente foram classificadas nessa faixa etária, segundo a International League Against Epilepsy (ILAE), sete epilepsias, das quais três se destacam por serem de maior interesse e relevância: síndrome de West, síndrome de Dravet e epilepsia mioclônica do lactente. Sobre estas epilepsias e síndromes epilépticas do lactente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Síndrome de West: conhecida também como epilepsia mioclônica grave da infância, as crianças são normais antes das crises, que começam durante o 1º ano de vida e são febris. A etiologia está relacionada à mutação neuronal nos canais de cálcio do gene SCN1A. No início, essas crises febris são rápidas, unilaterais e ocorrem durante a subida da temperatura. Com a evolução, tendem a ser progressivamente mais longas, resistentes ao tratamento e podem determinar status epiléptico. Durante a fase inicial, são predominantemente clônicas; a partir do 2º ano de vida, passam a ser generalizadas, com ataques mioclônicos maciços, ocorrendo várias vezes durante o dia, sem associação com estado febril, provocando quedas ao solo e evoluindo para crises tônico-clônicas generalizadas. Crises focais também ocorrem associadas a fenômenos autonômicos como palidez, cianose labial, fenômenos atônicos e/ou automatismos. Concomitantemente, observa-se lento e progressivo retardo psicomotor e cognitivo. Observa-se também comprometimento motor, da linguagem e da marcha, caracterizando uma síndrome cerebelar e piramidal.
( ) Síndrome de Dravet: caracteriza-se pela tríade crises em espasmos, deterioração mental e atraso neuropsicomotor. O traçado eletroencefalográfico apresenta alterações tão específicas que recebe o nome de hipsarritmia. Tem início entre 3 e 7 meses de idade, com pico aos 5 meses; meninos são mais afetados, e a incidência varia entre 2,9 e 4,5/100.000. Pode não ter uma causa determinante ou etiologia variável (erros inatos de metabolismo; lesões cerebrais hemorrágicas; insulto hipóxico-isquêmico; distúrbios da migração neuronal; e, esclerose tuberosa). Os espasmos são divididos em três tipos: flexor, extensor e mistos.
( ) Epilepsia mioclônica do lactente: tem início entre 4 e 24 meses em uma criança normal. As crises são breves e generalizadas, com abalos mioclônicos que variam de intensidade tanto entre os eventos como de uma criança para a outra. No início, são ocasionais e, geralmente, passam a ser perceptíveis para os pais quando aumentam em frequência e apresentam queda de cabeça, associada ou não a movimentos de rotação dos olhos para cima. Quando a criança começa a se levantar e desenvolve a marcha, podem ocorrer quedas, consideradas, frequentemente, como um processo natural de desenvolvimento do equilíbrio. As crises mioclônicas envolvem o tronco e os membros, determinando a queda abrupta da cabeça e do tronco associada à elevação dos membros superiores e flexão dos inferiores.
A sequência está correta em 
Alternativas