A cartilagem hialina, comumente denominada cartilagem, cobre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090179 Fisioterapia
A cartilagem hialina, comumente denominada cartilagem, cobre as extremidades dos ossos longos e, juntamente com o fluido sinovial, forma uma superfície articular lisa. A cartilagem articular desempenha um papel importante na função do sistema musculoesquelético, possibilitando a ocorrência de quase todos os movimentos, sem atrito entre as superfícies articulares das articulações diartrósicas (sinoviais). A cartilagem articular adulta é uma estrutura avascular sem inervação. A cartilagem hialina é a mais abundante das cartilagens no corpo humano. A maioria dos ossos é, primeiramente, formada por cartilagem hialina e, em seguida, transformada em osso por meio de um processo denominado ossificação endocondral. A cartilagem articular distribui as forças articulares sobre uma grande área de contato, dissipando as forças associadas com a carga. A cartilagem articular pode ser resumidamente subdividida em quatro zonas distintas com morfologia celular; composição biomecânica; orientações de colágeno; e, propriedades estruturais diferentes. Considerando as quatro zonas distintas da cartilagem articular, analise as afirmativas a seguir.
I. Camada superficial (zona I): na zona superficial, que fica adjacente à cavidade articular, as fibrilas de colágeno uniformes são arranjadas em paralelo e tangencialmente à superfície em 1 a 3 camadas. A zona I compreende cerca de 5 a 10% do volume da matriz.
II. Camada média (zona II): na zona média, a orientação da fibrila de colágeno é menos organizada. A zona II compreende 40 a 45% do volume da matriz.
III. Camada profunda ou radial (zona III): a camada profunda compreende 40 a 45% do volume da matriz. Ela é caracterizada por fibras de colágeno alinhadas radialmente que são perpendiculares à superfície da articulação e têm alto conteúdo de proteoglicanos.
IV. Zona calcificada (zona IV): a zona calcificada previne a difusão de nutrientes do tecido ósseo para dentro da cartilagem.
Está correto o que se afirma em
Alternativas