Dentro do crânio estão alojados os componentes do sistema es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090189 Fisioterapia
Dentro do crânio estão alojados os componentes do sistema estomatognático, que compreende a articulação Temporomandibular (ATM), os sistemas mastigatórios e os órgãos e tecidos relacionados, como o ouvido interno e as glândulas salivares. Devido à proximidade desse sistema com as outras estruturas da cabeça e do pescoço, há uma estreita relação entre eles, que começa nos estágios iniciais da embriologia humana. Distúrbio Temporomandibular (DTM) é um termo coletivo usado para descrever vários distúrbios inter-relacionados que afetam o sistema estomatognático e suas estruturas relacionadas, todos podendo ter sintomas comuns. A melhor abordagem para o DTM é a de uma disfunção biopsicossocial. Embora originalmente tenha sido abordado como uma síndrome, a pesquisa atual apoia a hipótese de que se trata de um grupo de distúrbios relacionados ao sistema estomatognático com muitos sintomas comuns. McNeill e colaboradores descreveram os fatores etiológicos de DTM. Sobre tais fatores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fatores predisponentes: incluem as características estruturais, neurológicas, hormonais e metabólicas dos indivíduos.
( ) Fatores precipitantes: enquadram-se em uma das quatro categorias seguintes: (1) trauma extrínseco e manifesto na cabeça, no pescoço ou na mandíbula; (2) trauma extrínseco repetido, de baixo grau, como roer as unhas e mascar chicletes; (3) trauma intrínseco repetido, de grau baixo, como cerrar os dentes ou bruxismo (ranger os dentes) e (4) estresse que ultrapassa determinado limiar para cada paciente.
( ) Fatores perpetuadores ou contribuintes: são aqueles que contribuem para a continuidade dos sintomas. Esses fatores incluem doenças sistêmicas e patologias cervicais.
A sequência está correta em 
Alternativas