Questões de Química - Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday. para Concurso

Foram encontradas 617 questões

Q2475846 Química
Conforme prevê a equação de Nernst, o potencial padrão de uma célula eletroquímica de trabalho pode variar devido à mudança de alguns parâmetros. Dessa maneira, mantendo os demais parâmetros sem alteração, o potencial elétrico de determinada célula eletroquímica irá:
Alternativas
Q2472393 Química
Segundo a NACE (National Association of Corrosion Engineers), a corrosão é uma deterioração de um material, geralmente metálico, que resulta de uma reação com o meio em que esse material se encontra. Essa corrosão pode ser química ou eletrolítica. A corrosão eletroquímica é a mais frequente na natureza e ocorre a partir da transferência de elétrons por reações de oxirredução. Esse tipo de corrosão se desencadeia através da formação de uma pilha de corrosão eletroquímica, que é formada por dois metais diferentes, imersos em uma solução condutora (eletrólito) e conectados entre si por uma ligação elétrica, como é ilustrado na figura abaixo: 


Imagem associada para resolução da questão


Como mostra a figura, a formação desse tipo de pilha é apenas uma das maneiras através da qual pode ser desencadeada a corrosão eletrolítica. A pilha de corrosão evidenciada acima ocorre devido à diferença de potencial de eletrodo entre os diferentes metais, e é mais reativa quanto maior for esta diferença de potencial. Esse tipo de pilha compreende um exemplo clássico das pilhas de corrosão eletroquímicas, que é conhecido por
Alternativas
Q2472383 Química
A corrosão, em especial a eletroquímica, é um processo que, inquestionavelmente, está presente direta ou indiretamente no nosso cotidiano. Ela ocorre não só no ambiente doméstico, mas, também, nos ambientes urbanos, como: pontes e seus pilares, monumentos, equipamentos e objetos metálicos, e até mesmo em processos que ocorrem no ambiente industrial. Nesse sentido, a natureza eletroquímica da corrosão metálica se faz presente na corrosão microbiana, em que os microrganismos participam de forma ativa no processo, mas sem modificar as características da reação eletroquímica.

As bactérias redutoras de sulfato (BRS) têm grande importância na biocorrosão. Embora, até o momento não exista a determinação de um mecanismo único de corrosão ocasionado pela ação das BRS, Kuhr e Vlug (1934) propuseram um mecanismo no qual essas bactérias utilizam o hidrogênio proveniente do consumo realizado pela hidrogenase, catalisando a ativação reversível de hidrogênio. Em condições anaeróbicas, essa reação de corrosão é a evolução de hidrogênio pela dissociação da água, em que os íons de hidrogênio produzidos se encontram adsorvidos sobre a superfície metálica, sendo posteriormente consumidos pelo processo metabólico, como mostra a figura abaixo: 


Imagem associada para resolução da questão



De acordo com o que mostra a figura e a descrição do mecanismo de corrosão supracitado, esse tipo de biocorrosão é classificado como
Alternativas
Q2445327 Química

Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.


Potencial de eletrodo é a medida do potencial individual de um eletrodo reversível no estado-padrão, ou seja, solutos em concentração de 1 mol/kg e gases à pressão de 1 bar, ambos a 273 K.

Alternativas
Q2445326 Química

Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.


Para determinar a capacidade de um metal em atuar como anodo de sacrifício, é adequado montar um eletrodo com o referido metal, com potencial desconhecido, ligá-lo a um eletrodo de potencial conhecido e medir a diferença de potencial entre os eletrodos. Nesse contexto, pode-se usar, para a avaliação, um eletrodo de zinco metálico (Zn), que, em uma célula eletroquímica com solução 1 mol/L de ZnSO4, apresenta a seguinte semirreação no anodo.


Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: C